Nova call to action
Nova call to action

Tipos de manutenção automotiva: Preditiva, Preventiva, Corretiva e Detectiva

Quando falamos em cuidados com o carro, a maioria dos donos de automóveis pensa nas revisões periódicas indicadas pela montadora. Porém, esse é apenas um dos tipos de manutenção automotiva aos quais é preciso ficar atento. 

Neste texto, vamos te explicar quais são os outros três tipos mais comuns, quais são as diferenças entre eles e qual o papel de cada um para manter o seu carro em bom funcionamento. Acompanhe! 

Os tipos de manutenção automotiva 

Manutenção preventiva 

A manutenção preventiva é aquela que fazemos quando levamos o carro para as revisões indicadas pela montadora. Assim, elas levam em consideração, principalmente, o tempo de vida do veículo e a quilometragem rodada. 

O objetivo desse tipo de manutenção, como o nome indica, é prevenir possíveis falhas mecânicas, por meio de um checkup geral nos seus componentes.  

Os itens que costumam ser verificados são: 

Manutenção preditiva 

A manutenção preditiva, como nome indica, tem o objetivo de identificar com antecedência possíveis falhas nos equipamentos para evitar que elas aconteçam. Para isso, ela se vale da análise de variáveis e parâmetros de desempenho, além de considerar o estado atual e a vida útil dos componentes. 

Por se tratar de um monitoramento que acontece antes que uma falha se apresente, podemos considerar a manutenção preditiva como um tipo de manutenção planejada, assim como a preventiva. 

A diferença entre as duas é que, enquanto a manutenção preventiva faz uma avaliação das condições gerais do veículo, a preditiva busca identificar peças que precisam ser substituídas. 

Manutenção corretiva 

A manutenção corretiva é aquela que acontece após um defeito ou falha do automóvel. É o que queremos dizer quando dizemos que o carro está “no conserto”. 

Geralmente é feita de maneira emergencial, seguindo o aparecimento de um problema que não foi identificado preventivamente. Por isso, costuma ser uma manutenção mais onerosa para o motorista, que precisa ficar com o carro parado e tem pouca margem para pesquisar preços. 

Assim, deixar de fazer a manutenção preventiva na periodicidade correta pode acarretar mais custos com manutenção corretiva para o motorista, além do transtorno de precisar ficar uns dias sem o veículo. 

Manutenção detectiva 

Tradicionalmente, costuma-se falar apenas nos três tipos de manutenção já citados, conhecidos pela sigla PPC (Preventiva, Preditiva e Corretiva). Porém, existe ainda um quarto tipo, introduzido pelo especialista John Moubray nos anos 1990: o de manutenção detectiva. 

Esse tipo de manutenção é executado principalmente nos sistemas que estão na “ponta final” de uma falha e que precisam atuar emergencialmente. Um exemplo comum é o de geradores de energia em hospitais. 

Diferentemente da manutenção preditiva, que parte de indicadores para entender o estado do equipamento e orientar decisões, a manutenção detectiva foca em garantir que todos os sistemas estejam em funcionamento. 

Assim, o objetivo da manutenção detectiva é encontrar e corrigir falhas nesses sistemas que não estão visíveis na operação do dia a dia. Para isso, os itens são testados com o equipamento em funcionamento, por meio dos chamados Testes de Detecção de Falhas (TDF). 

A importância da manutenção automotiva 

Já demos algumas indicações da importância da manutenção do veículo ao longo do texto. Deixar de fazer a manutenção preventiva, por exemplo, resulta em falhas quando você menos esperar, que causam despesas imprevistas e muito maiores. 

Abrir mão de uma manutenção corretiva, optando por dirigir com um retrovisor danificado ou com o motor sobreaquecendo, é ainda mais grave. Isso coloca em risco não apenas você mesmo, mas também todos os motoristas e pedestres próximos a você. 

Além dos custos e da segurança, existe mais um fator que pesa para ficar atento às manutenções automotivas: a valorização do carro para revenda. Um automóvel que passou por todas as revisões previstas e por manutenções corretivas de qualidade quando apresentou falhas pode ser revendido por um preço mais alto do que um veículo que não foi bem cuidado ao longo da vida. 

Por tudo isso, não deixe de conhecer os planos de revisão da Localiza+. Com eles, você mantém todas as manutenções do seu carro em dia e garante segurança, valorização e economia no cuidado com o automóvel. Acesse o site e conheça!  

revisão de carro

Perguntas frequentes sobre tipos de manutenção

O que significa manutenção automotiva? 

A manutenção automotiva sãos os processos e cuidados técnicos indispensáveis para manter o bom funcionamento do veículo, evitando falhas e panes. 

Quais são os tipos de manutenção? 

Tradicionalmente, costuma-se pensar em três tipos de manutenção: preventiva, preditiva e detectiva. Na década de 1990, também foi introduzido o conceito de manutenção detectiva, proposta pelo especialista John Moubray. 

Quantos tipo de manutenção existem? 

No chamado “antigo paradigma” da manutenção, trabalhava-se com três tipos, identificados pela sigla PPC — preventiva, preditiva e corretiva. Desde os anos 1990, o especialista John Moubray vem propondo um novo paradigma com a introdução de um quarto tipo, a manutenção detectiva.